domingo, 8 de março de 2009

Gel Antisséptico


Para mim esse é um dos itens de EDC mais indispensáveis! Fundamental na minha rotina diária de pegar ônibus, ir pro trabalho, almoçar fora de casa, faculdade à noite, eventaualmente pegando em dinheiro e tudo o mais, não tem como durante esse percurso higienizar as mão de maneira adequada todas as vezes necessárias. Sexta passada eu saí apressado de casa e não levei não levei a mochila, pois bem, só por causa disso tinha um desses rapazes que pedem dinheiro em semáforo, usava uma cadeira de rodas e estava querendo subir na calçada, como estava com dificuldades me pediu ajuda, claro que eu ajudei, mas ele tava bem sujo, fedia e tal, aí depois fui pegar o ônibus e me deu uma coçeira nos olhos, e não podia por as mãos.
Pra limpar latinha de refrigerante é muito bom, limpar as mão antes de pegar os salgadinhos tipo chips, biscoitos, todas essas tranqueiras que comemos na rua. Não que eu seja um Monk, mas é sempre legal esse cuidado, quantas e quantas vezes você vai num banheiro público e ele está em papel toalha e sabonete líquido? Além disso, esse gel é alcóol 70%, num acampamento por exemplo, pode ser usado para iniciar uma fogueira.


Eu geralmente compro esse da marca Doctor Clean que é das mais conhecidas, mas tem da Nexcare e algumas outras, vende em qualquer farmácia e até mesmo em supermercados, geralmente não chega a 5 reais o preço da embalagem de 60 ml, e o bacana é que tem vários tipos, com perfume de uva, maracujá, aloe vera. O fabricante diz que tem ação hidratante, mas como é álcool sempre resseca as mãos se usar demais, digo por experiência própria, ainda segundo o fabricante o gel chega a eliminar 99,99% dos germes e bactérias , a embalagem de 60ml é um pouco grande demais pra carregar no bolso, mas dá, e em pochete ou mochila fica massa demais!

Recomendo demais esse item!

sábado, 7 de março de 2009

Victorinox Tinker, o canivete do MacGyver


O modelo que o MacGyver mais usou no seriado foi o TINKER da Victorinox.
Ele é um modelo bem básico, com 91 mm e existe até hoje.
No ebay tem vendendo por volta de 13 dólares. Eu mesmo pretendo comprar um Tinker vermelho só pra guardar de recordação, justamente porque é “o canivete do MacGyver”.

O grande diferencial do Tinker é a chave Philips na lateral que, em outros modelos, fica o saca-rolhas, e para o uso urbano é uma ferramenta bem interessante (mais que o saca-rolhas). Além da Philips ele tem lâmina grande e pequena, abridor de garrafas e de latas, chave de fenda grande e pequena e furador.
Nas talas tem: pinça e palito e um pequeno orifício para se por alfinete, não vem junto mas a Victorinox vende separado e encaixa perfeitamente, não cai e fica incorporado ao todo.
Além disso, como todo o modelo de 91 mm, a tala pode ser trocada por uma tala “plus” com mais um slot, pra por uma caneta.

Juntamente com o modelo tradicional do Tinker tem o Small Tinker, com as mesmas ferramentas sendo o único diferencial o seu tamanho reduzido com 84 mm e o Super Tinker, com mais uma tesoura e um gancho multiuso e o Deluxe Tinker com as funções do Super mais um alicate.

Eu estou muito a fim de comprar além desse Tinker um Small Tinker. Sei lá, de uns tempos pra cá tenho preferido carregar canivetes mais compactos. Tenho um Recruit e um Climber, o Recruit tem 84 mm com as mesmas ferramentas do Small Tinker menos a Philips (que faz uma falta enorme) e o furador, já o Climber é grande e pesado. Houve um tempo que eu achava ele o canivete EDC perfeito pra uso urbano pois ele tem tesoura, mas o chato que ele é grande, 91 mm fica pesado no bolso, estou usando bem mais o meu Recruit atualmente.

MacGyver!


Como já havíamos dito no post anterior, foi assistindo o seriado do MacGyver, que no Braza tinha o nome ridículo de "Profissão: Perigo" que começamos a curtir canivetes suíços e essa porra de filosofia de vida gambiarreira e EDCista.

Cara, o MacGyver era o herói da molecada nos saudosos anos 80, considero ele meu segundo pai (ele e Bill Bixby, o David Banner do seriado do Hulk). Eu faço parte da talvez primeira geração criada quase que exclusivamente pela televisão e pelos quadrinhos, meu pai trabalhava o dia todo e só falava comigo (sempre gritando) de manhã pra acordar ir à escola e, as vezes, à noite se chegasse mais cedo; já a minha mãe, apesar de não trabalhar, sempre cultivou o saudável hábito de dormir durante o dia e à noite assistir Curujão e Sessão de Gala na Rede Globo. Além disso, nunca gostei de futebol, brincar na rua, fazer troca-troca com primos, andar de bicicleta ou coisas do gênero. Não tenho vergonha de dizer que minha vida era isso aí: assistir tv e ler gibis, coisa que faço até os dias de hoje, menos infelizmente, porque eu tenho que trabalhar. Lembro bem que naquela época eu só queria duas coisas na vida: Namorar a Xuxa e ter um canivete igual o do MacGyver.

Mas nos tristes trópicos em que vivemos não havia tantos lugares onde comprar canivetes Victorinox como hoje, e se hoje são caros, que dirá naqueles tempos de Cruzado, Cruzeiro e bigodes do Sarney. O canivete do MacGyver era como comer a Xuxa, uma coisa meio que inatingível...mas acabei ganhando do meu tio um Victorinox, não sei o modelo, tenho até hoje todo detonado.
Outro dia conto essa história...